Weby shortcut

História

Atualizado em 12/09/16 07:58.

O Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da UFG em nível de mestrado foi criado em 1999, o qual, em seus 16 anos de existência já formou cerca de 240 mestres. Durante anos os mestres recém-formados no IQ-UFG buscaram por cursos de doutorado no país, o que fez com que muitos tivessem que se deslocar para outros centros urbanos. Entretanto, muitos dos mestres formados não tiveram a oportunidade de se deslocar para outros centros e, desde então, cobravam dos docentes do IQ-UFG a criação de um curso de doutorado que pudesse atender suas necessidades de formação. Esta realidade era comum na UFG, na UFU e na UFMS e, com a disposição dos docentes em atender esta demanda e, ao mesmo tempo, melhorarem suas produções técnico/científicas, em 2006 deu-se início ao Programa de Doutorado Multiinstitucional em Química da UFG, UFMS e UFU.

A criação do Programa de Doutorado Multiinstitucional, garantiu a permanência dos discentes na mesma Instituição e repercutiu positivamente na produção científica, possibilitando ao curso de mestrado, que em 2006 possuía conceito 3, alcançasse conceito 4 já a partir da seguinte avaliação trienal. O crescimento da produção científica dos docentes foi tão grande que, de 2006 para 2013, o número de bolsistas de produtividade do CNPq do IQ-UFG passou de 02 para 10 pesquisadores. Tendo o Programa de Doutorado Multiinstitucional em Química cumprido com seu papel de iniciar a formação de doutores e aumentar a produção técnica/científica dos orientadores envolvidos, as Instituições envolvidas solicitaram o desmembramento à CAPES, já que possuíam as condições para a criação dos cursos de mestrado e doutorado em cada uma das instituições UFG, UFU e UFMS.

O Programa de Pós-graduação em Química do IQ-UFG incorporou o nível de doutorado em 2013, com recomendação da Capes e nota 4. A incorporação do nível de doutorado no Programa do IQ-UFG em 2013 ocorreu com a migração de 50 discentes matriculados no antigo Doutorado Multiinstitucional para o novo Programa. Para o funcionamento do Programa amplo (mestrado e doutorado) de Pós-Graduação em Química, foi elaborado um novo regulamento de Curso, novas normas de credenciamento e descredenciamento, normas para integralização curricular, bem como regulamentação para mudança de nível de curso sem defesa de dissertação de mestrado.

O Programa tem atualmente com 40 docentes permanentes. O número total de alunos matriculados atualmente é de 183 alunos, sendo 100 alunos de doutorado e 83 alunos de mestrado.

Listar Todas Voltar