Orientações sobre bancas

ORIENTAÇÕES SOBRE BANCAS:

 

Abertura de processo no SEI:

O(A) orientador(a) deverá abrir o processo no SEI (Pós-Graduação: Defesa de Doutorado; Pós-Graduação Defesa de Mestrado; Pós-Graduação: Qualificação de Mestrado ou Pós-Graduação: Qualificação de Doutorado) e incluir o formulário (Nomeação de Banca – Defesa de Doutorado; Nomeação de Banca – Defesa de Mestrado ou Nomeação de Banca-  Exame de Qualificação) e o PDF do texto da defesa ou qualificação, em formato PDF. Posteriormente, em reunião da Comissão Administrativa o pedido será analisado e a referida comissão indicará os nomes dos membros, titulares e suplente.

 

Para um tutorial mais detalhado acessar:

Defesas - https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/85/o/Passo_01_defesa_versao_3.pdf

Qualificação - https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/85/o/Passo_01_qualificacao_versao_4.pdf

 

Obs.: Ao preencher o formulário o orientador deverá indicar os nomes na ordem de sua preferência, devendo indicar no mínimo 08 nomes, incluindo os membros titulares, suplentes e outros nomes, além disso, deverá indicar o e-mail dos professores na frente do nome/instituição. Ex Dr. nome do professor / sigla da instituição - e-mail. Para incluir nomes além dos campos existentes devem ser utilizados os campos “Outros membros” ou “Outras informações”. No caso de participação de coorientador(a) em bancas estes não serão considerados para a indicação mínima de 08 membros, sendo que a participação destes deverá ser informada no campo correspondente à coorientação ou no campo “Outras informações”.

 

        Caso a banca de qualificação ou defesa envolva produto sob a possibilidade de proteção por meio de registro de patente o orientador poderá solicitar que a defesa ocorra de maneira fechada, neste caso, apenas o discente e os membros da banca participarão da defesa/qualificação. Maiores informações sobre bancas fechadas podem ser acessadas por meio do seguinte link https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/680/o/Roteiro_para_Defesa_Fechada.pdf. Todos os membros avaliadores deverão preencher o termo de confidencialidade indicado no roteiro.

 

Realização de bancas na modalidade virtual:

 

      O(A) Orientador(a) deve criar um link de uma sala do Google Meet, plataforma RNP ou outro ambiente de reuniões digitais de sua preferência, posteriormente deve encaminhar um e-mail com o link da sala de reuniões que será utilizada para a coordenadoria do PPGQ e para os (as) Participantes(as) que irão participar remotamente da webconferência.

O link para acesso à sala será divulgado com até 15 minutos de antecedência pela página do programa (https://ppgq.quimica.ufg.br/).

Obs.: Ouvintes deverão entrar e permanecer com o microfone e câmera desligados.

 

       Seguem abaixo os procedimentos obrigatórios que deverão ser seguidos pelos membros/participantes remotos da banca/reunião, via webconferência:

 

Acessar o link da sala de reuniões criada pelo docente orientador(a).

O candidato realiza a apresentação seguida da arguição da banca examinadora.

Após a defesa, a banca se reúne em outra sala para deliberação ou solicita que todos os presentes se retirem da sala e voltem quando eles sinalizarem que podem entrar novamente para proclamação do resultado.

Membros externos deverão fazer o cadastro prévio para acesso ao SEI: https://ppgq.quimica.ufg.br/p/31131-cadastro-de-participantes-externos

Após a decisão da banca examinadora, o (a) orientador(a) devem entrar no SEI, buscar o processo, editar a ata e assinar juntamente com todos os membros.

Qualquer dúvida entrar em contato com a coordenação pelo e-mail: ppgq.iq@ufg.br

 

Usar preferencialmente:

- Microcomputador ou Notebook conectado à internet, preferencialmente com cabo de rede;

- Microfone usb OU P2, preferencialmente do tipo Headset;

- Webcam (se necessário).

Evitar:

‐ Conexão da webconferência por Redes sem Fio (WI-FI);

‐ Microfone interno do notebook;

‐ Salas barulhentas.