Monkeybox

Teste para monkeypox tem participação de discente e docente do PPGQ

Rápido, de baixo custo e com insumos nacionais, novo teste está pronto e aguardando interesse das autoridades e do mercado

O surto provocado pelo mokeypox, popularmente conhecido como varíola dos macacos, é uma preocupação em vários países, inclusive no Brasil, e considerada caso de emergência pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Como forma de contribuir no combate a esse vírus, pesquisadores do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveram, em três semanas, um diagnóstico rápido, de baixo custo e com insumos de produção totalmente nacionais, para detecção da doença.

Com base em experiências anteriores com COVID-19, dengue, Zika e chikungunya, a equipe de pesquisadores, que conta com participação de bolsista da CAPES, criou um teste para o monkeypox que identifica o DNA do vírus. “Nosso grupo de pesquisa já trabalha há algum tempo com diagnósticos. Desenvolvemos testes similares para outras doenças.  Temos trabalhado com esse tipo de teste, que é chamado de LAMP, uma técnica que detecta o material genético do vírus”, explica Gabriela Duarte, professora e coordenadora da pesquisa.

Paulo Estrela, bolsista da CAPES no doutorado, integrou a equipe na concepção, no desenvolvimento e na validação do teste. “Participei também das etapas de otimização dos experimentos e, mais recentemente, tenho trabalhado na aplicação desses testes na amostra de pacientes com suspeita infecção”, destaca o estudante.

Matéria completa no link abaixo.

Fonte: Ministério da Educação

Categorias: NOTÍCIA

URL relacionada: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/teste-para-monkeypox-tem-participacao-de-bolsista-da-capes