
Formulário de inscrição para o Processo Seletivo mestrado e doutorado Edital nº 01/2022
PROCESSO SELETIVO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA, NÍVEL MESTRADO E DOUTORADO.
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- DA INSCRIÇÃO
2.1. Poderão participar do Processo Seletivo ao Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Química todos(as) os(as) portadores(as) de Diplomas de cursos de Graduação (bacharelado e licenciatura), devidamente reconhecidos pelo MEC, em Química ou em áreas afins; bem como concluintes de Graduação, desde que comprovem a conclusão do referido curso, em data anterior à matrícula no Programa de Pós-Graduação. E poderão participar do Processo Seletivo ao Doutorado, todos(as) os(as) portadores(as) de Diplomas de cursos de Graduação (bacharelado e licenciatura) e de Mestrado, em Química ou em áreas afins, devidamente reconhecidos e/ou recomendados pela CAPES/MEC; bem como concluintes de Mestrado, desde que comprovem a conclusão do referido curso, em data anterior à matrícula no Doutorado.
2.1.2. Os(As) candidatos(as) estrangeiros(as) que tenham interesse em concorrer a uma vaga no PPGQ-IQ poderão se inscrever no processo de seleção. Havendo visto permanente, é necessária a revalidação e/ou reconhecimento dos títulos, conforme a legislação em vigor.
2.1.3. Os(As) candidatos(as) que tenham interesse em concorrer a uma vaga no PPGQ-IQ por meio do Sistema de Cotas para pretos(as), pardos(as) e indígenas deverão assim se autodeclarar na ficha de inscrição do Processo Seletivo. A normativa que rege a política de ações afirmativas para pretos(as), pardos(as) e indígenas na Pós-Graduação Stricto Sensu da UFG encontra-se na Resolução CONSUNI 07/2015.
2.2. As inscrições estarão abertas no período de 10/05/2022 a 25/05/2022, exclusivamente via internet, através de preenchimento de formulário disponibilizado no sítio eletrônico: https://ppgq.quimica.ufg.br
2.3. Procedimentos para inscrição.
2.3.1. Para realizar a inscrição, o(a) candidato(a) deverá proceder da seguinte forma:
- a) Enviar a documentação via formulário do Google que será disponibilizado no sítio eletrônico https://ppgq.quimica.ufg.br a partir do dia 10/05/2022, até às 23h59 min do dia 25/05/2022 observado o horário oficial de Brasília‐DF (GMT -3); qualquer problema no formulário de inscrição deverá ser comunicado pelo endereço eletrônico ppgq.iq@ufg.br durante o período de inscrições.
- b) O(A) candidato(a) no ato da inscrição deverá enviar (em formato .pdf) via formulário do Google (item a) os seguintes documentos:
1) Candidato(a) ao curso de Mestrado: Diploma de graduação em Química ou em áreas afins, reconhecidos pelo MEC, ou declaração emitida pela Secretaria de Graduação assinada pelo(a) coordenador(a) do curso de graduação, informando que a data prevista para conclusão do curso de graduação será anterior à matrícula no PPGQ-IQ; Candidato(a) ao curso de Doutorado: Diploma de graduação em Química ou em áreas afins e do curso de mestrado em Química ou em áreas afins, reconhecidos pelo MEC, ou ainda, declaração emitida pela secretaria de pós-graduação do curso e assinada pelo(a) coordenador(a) do curso de pós-graduação, informando que a data prevista para conclusão do curso de mestrado será anterior à matrícula no PPGQ-IQ;
2) Documentos pessoais: CPF, RG (ou CNH); se estrangeiro, passaporte com visto RNE;
3) Certidão de casamento (apenas para os(as) candidatos(as) que tenham alterado o nome após o casamento);
4) Comprovação de quitação com o serviço militar, para os homens, salvo se o candidato for estrangeiro;
5) Currículo Lattes atualizado, que deve ser preenchido na página do CNPq: http://lattes.cnpq.br/;
6) Comprovação das informações contidas no Lattes e que serão pontuadas (vide próximo item) em um único arquivo eletrônico (sugestão: organizar comprovantes em arquivo .docx e então gerar arquivo .pdf). Os documentos originais poderão ser solicitados pelo PPGQ, se necessário.
7) Tabela de Pontuação para Currículo Lattes conforme Anexo I (candidato(a) ao curso de Mestrado) ou Anexo II (candidato(a) ao curso de Doutorado) deste edital, devidamente preenchida.
8) Para os(as) candidatos(as) concorrentes às vagas para cotistas PPI, é obrigatório o preenchimento e assinatura do termo de autodeclaração étnico-racial, conforme modelo disponível no Anexo III;
9) O(A) candidato(a) que desejar ser dispensado(a) do exame de suficiência em língua inglesa deverá apresentar, no ato de inscrição, documento comprovando a aprovação em testes oficiais de proficiência em inglês, como o TOEFL, IELTS, ITP e TEAP, ou testes institucionais aplicados pelo Centro de Línguas, como o CASLE da Universidade Federal de Goiás (https://casle.letras.ufg.br/) ou Centros de Línguas de outras IFES. Com relação aos testes oficiais, o PPGQ aceitará as seguintes notas: TOEFL (PBT) ≥ 420; TOEFL (iBT) ≥ 36; TOEFL (CBT) ≥ 110; IELTs≥ 4,5; ITP≥ 337 e TEAP > 50. Para o teste institucional (Centros de Línguas), o PPGQ aceitará a declaração ou a comprovação de nota igual ou superior a 5,0 (cinco), em uma escala de zero a dez. O PPGQ aceitará apenas certificados de testes realizados a partir do ano de 2018. Caso já tenha sido aprovado(a) em exame de suficiência em Língua Inglesa em processos seletivos anteriores do Programa de Pós-Graduação em Química, ou em outros Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES, o(a) candidato(a) poderá ser dispensado(a) desse exame, desde que o mesmo tenha sido realizado a partir do ano de 2018. Neste caso, o(a) candidato(a) deverá comprová-lo através de resultado oficial do processo seletivo, devidamente assinado pelos membros da comissão de seleção, declaração emitida pelo PPG ou histórico escolar.
Obs.1: Os(As) candidatos(as) que não possuírem uma dessas comprovações deverão realizar a prova de Suficiência em Língua Inglesa específica para este Processo Seletivo na data e horário apresentados no cronograma descrito no item 5.
Obs.2: Candidatos(as) estrangeiros(as) cuja língua materna seja o inglês serão dispensados(as) do exame de suficiência em inglês, que será contabilizada para efeito de comprovação de suficiência, devendo, entretanto, apresentar certificado de suficiência em língua portuguesa, emitido por instituição oficial de ensino do Português.
2.4. Não será cobrada taxa de inscrição
2.5. O(A) candidato(a) que efetuar mais de uma inscrição será inscrito(a) somente naquela que corresponde à data de inscrição mais recente, sendo as demais desconsideradas.
2.6. Não serão aceitas, em hipótese alguma, inscrições condicionais, extemporâneas, presenciais, por via postal, ou via fax.
2.7. As informações prestadas no formulário de inscrição serão de inteira responsabilidade do(a) candidato(a), dispondo a Coordenadoria do Programa, PPGQ-IQ, o direito de excluir do processo seletivo aquele(a) que não preencher o formulário de forma completa, correta e legível e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.
2.8. O(A) candidato(a) que preencher e assinar termo de autodeclaração étnico-racial conforme Anexo III, uma vez aprovado(a), será convocado para a verificação, a ser realizada pela Comissão de Heteroidentificação, em conformidade com a Portaria 1049/2019.
2.9. Recomenda-se a inscrição com antecedência, uma vez que o PPGQ-IQ não se responsabilizará por inscrições não efetuadas em decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamentos do sistema eletrônico;
2.10. O(A) candidato(a) deverá manter aos seus cuidados o original dos documentos e a confirmação do envio do formulário de inscrição para, caso seja necessário, enviá-los para a confirmação da veracidade das informações.
2.11. O PPGQ-IQ não mantém qualquer tipo de registro e/ou histórico dos arquivos enviados pelo(a) candidato(a).
2.12. O resultado preliminar das inscrições homologadas será divulgado no sítio eletrônico do Programa (https://ppgq.quimica.ufg.br/), conforme cronograma descrito no item 5.
2.13. Não serão homologadas as inscrições com documentação incompleta ou que não atendam às condições exigidas neste Edital.
2.14. O(A) candidato(a) poderá interpor recurso, devidamente argumentado e comprovado, através de e-mail para o endereço eletrônico ppgq.iq@ufg.br contra a Relação Preliminar das Inscrições Homologadas no prazo das 48 horas, contadas a partir da divulgação, considerando apenas os dias úteis.
2.15. A relação final das inscrições homologadas será divulgada no sítio eletrônico do Programa (http://ppgq.quimica.ufg.br/) conforme cronograma descrito no item 5.
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