Aviso importante

INSTRUÇÕES E INFORMAÇÕES IMPORTANTES REFERENTES AO EDITAL Nº 01/2021 DE SELEÇÃO REGULAR AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.

Instruções referentes às provas online:

O edital divulgado pelo programa de pós-graduação em química da Universidade Federal de Goiás fará a aplicação da prova objetiva de conhecimentos específicos pela plataforma do Moodle Ipê - UFG e da prova de suficiência em Língua Inglesa pela plataforma do Google Formulários, ambas serão acompanhadas por um fiscal em uma sala virtual do Google Meet, conforme as seguintes orientações.

O PPGQ não se responsabilizará por problemas técnicos pessoais do candidato.

• As informações abaixo listadas estão relacionadas a como será o acesso a plataforma Moodle Ipê – UFG, a plataforma Google Formulários e a sala virtual do Google Meet.

• Todos os candidatos deverão estar disponíveis para entrar na sala virtual com 30 minutos de antecedência do horário da prova, para que o fiscal possa conferir seu documento com foto e registrar sua presença;

• No momento da prova, o candidato deverá acessar um computador com webcam;

• O link de acesso à sala virtual será enviado pelo secretário do PPGQ (Sr. Themerson Blenner Cavalcante Souza ou Sr. Danilo Neres Santana Oliveira) por meio do e-mail informado pelo candidato na inscrição, até 1 (um) dia antes da prova;

• Recomendamos que os membros da Comissão acessem a sala virtual com 40 minutos de antecedência do horário da prova;

• O candidato deverá estar logado apenas no seu e-mail informado no ato da inscrição e acessar a sala virtual digitando o seu nome completo;

• O candidato deverá manter a câmera, microfone e áudio abertos durante a realização da prova, e sua face deverá estar centralizada e próxima (aproximadamente 40 cm) à câmera. O ambiente de apresentação deve estar livre de ruídos e sons paralelos. Caso o ambiente não seja silencioso, o fiscal poderá desligar o áudio.

• A prova será desconsiderada para avaliação e para a atribuição de nota caso o candidato desligue seu vídeo, ou saia da frente do computador, durante a sua realização;

• O login e a senha de acesso à plataforma Moodle serão enviados até 3 dias antes do início da prova, pelo e-mail informado na inscrição;

• O link de acesso à prova de suficiência em língua inglesa será enviado até 5 min antes do início da prova, pelo e-mail informado na inscrição;

• A prova ficará disponível e habilitada para respostas apenas no dia e horário estabelecidos no edital nº01/2021;

• O tempo de duração da prova é de duas horas. A prova deverá ser finalizada no horário estipulado pelo fiscal respeitando o edital e possíveis imprevistos, e o candidato deverá avisar ao fiscal que finalizou a prova antes de sair da sala do Google Meet.

• Para realizar a prova, o candidato deverá escolher um local silencioso e sem circulação de outras pessoas;

• Para realizar a prova de conhecimentos específicos o candidato poderá utilizar uma calculadora científica simples física;

• Para realizar a prova de suficiência em língua inglesa o candidato poderá utilizar um dicionário físico;

• Não será aceita outra pessoa junto ao candidato no momento da prova;

• O candidato não poderá se ausentar do local onde se encontra, ou seja, não poderá sair da frente do computador, durante a realização da prova;

• No momento da prova não será permitido acessar e-mails ou outros sites e janelas;

• A sala virtual será fiscalizada do início ao término da prova e será gravada;

• As ações realizadas no ambiente virtual, para a realização da prova, também serão registradas em um diário de prova feito pelo fiscal.

• Todos os candidatos deverão preencher e assinar o termo de autorização de gravação da reunião virtual de aplicação das provas; o mesmo deverá ser enviado por e-mail ao programa até 4 dias antes do dia da prova.

• O candidato deverá visualizar os tutoriais relacionados a realização das provas disponibilizados no sítio eletrônico do programa e dentro da plataforma do Moodle no caso da prova de conhecimentos específicos.

• A prova de conhecimentos específicos abordará os subtópicos (dentre os tópicos descritos no anexo IV do edital 01/2021):
    1. Ligações química e geometria molecular;
    2. Forças intermoleculares;
    3. Equilíbrio Químico;
    4. Gases Reais;
    5. Equação de Arrhenius;
    6. Lei de Hess;
    7. Reações ácido-base e óxido-redução;
    8. Reatividade e estereoquímica de haletos de alquila;
    9. Equilíbrio iônico em soluções aquosas;

Datas importantes:

Etapa

21/06/2021

Prova objetiva de conhecimentos específicos (videoconferência)

22/06/2021

Prova de suficiência em Língua Inglesa (videoconferência)

05/07/2021– Até às 12:00

Divulgação do resultado preliminar

07/07/2021 até as 23:59

Período para recurso do resultado final

09/07/2021

Até às 18:00