Workshop 2.0

Workshop de 20 anos da Pós-Graduação em Química - IQ/UFG

Clique aqui para acessar o site do Workshop

O Programa de Pós-Graduação em Química do IQ-UFG (PPGQ) foi fundado em 1999 e congrega atualmente cerca de 40 docentes distribuídos em sete linhas de pesquisa. O PPGQ encontra-se em plena ascensão, mostrando ótimos números em termos de produtividade e formação de recursos humanos. Portanto, a divulgação para sociedade do conhecimento produzido no âmbito do PPGQ é um anseio de todos os envolvidos.

Com este espírito, em 2015, foi realizado o 1° WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA DO IQ-UFG, um evento que já na primeira edição mostrou também sua vocação para ser um fórum aglutinador das principais lideranças em química do país. Em segunda edição, realizada em 2017, congregando cerca de 200 participantes, o WORKSHOP projetou o PPGQ no cenário regional, tendo também a honra de sediar simultaneamente o IX Workshop em Avanços Recentes em Preparo de Amostra (IX Warpa). Pela primeira vez na região Centro-Oeste, a realização do IX Warpa durante o 2° WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA DO IQ-UFG expôs a confiança e a visibilidade do nosso evento ainda em sua fase de amadurecimento.

Em 2019, além de promover, divulgar e discutir as pesquisas desenvolvidas no PPGQ nos últimos anos, a terceira edição do WORKSHOP será comemorativa. Os 20 anos de sua fundação serão celebrados holisticamente, de tal forma que a retrospectiva destas duas décadas permitirá revivermos as dificuldades já superadas e todo o trajeto percorrido até a atual condição pujante em termos de produção e formação de recursos humanos, bem como irá apontar onde ainda há espaço para crescimento e consolidação do programa.

Com relação aos convidados, seguindo a vocação do WORKSHOP, palestrantes renomados de Instituições como USP, UNICAMP, UFSCar, UFMG já estão confirmados. Ainda, egressos do PPGQ participarão do WORKSHOP como palestrantes, podendo contar suas percepções sobre o programa nos seus primórdios e o papel do PPGQ nas suas carreiras de destaque. Os fundadores e protagonistas do PPGQ também serão homenageados em solenidades repletas de histórias de dedicação, superação e emoção. Temas atuais impactantes serão proferidos nos minicursos, visando à complementação da formação dos alunos em assuntos interdisciplinares que são fronteira científica na atualidade.

Paralelamente ao WORKSHOP do PPGQ, ocorrerão dois outros eventos, a XX Semana da Química e a II Semana da Engenharia Química, integrando ainda mais a graduação à pós-graduação e aumentando a visibilidade do ainda jovem curso de Pós-Graduação em Engenharia Química. Essa integração do Instituto de Química certamente será um terreno fértil para avanços acadêmicos interdisciplinares que poderão impactar positivamente em toda a sociedade do Centro-Oeste. Em suma, o evento será uma oportunidade ímpar de aproximar o ambiente universitário, professores, alunos de graduação e pós-graduação e profissionais das áreas química, farmacêutica, medicinal, alimentar, cosmética e de educação.

Categorias: NOTÍCIA